terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Acessórios

Arcos

 Chaveiros

Minha História


Bem-vindo
Meu nome é Elenilsa de Santana - apelido Nina
Trabalhar com a maravilhosa arte de patchwork e compartilhar com outro(a)s apreciadores desta arte fascinante é o meu principal objetivo.
Minha história com o patchwork começou há mais de 18 anos, quando nasceu minha primeira filha, pois impossibilitada de trabalhar fora de casa, vi-me na necessidade de completar a renda familiar e , já tendo conhecimento de costura e trabalhos manuais, pesquisei que tipo de trabalho poderia fazer em casa, ocasião em que fiz os primeiros contatos com o patchwork, através de programas de televisão.
Em determinada época foi aberto um curso na comunidade e fiz matricula e comecei a frequentar as aulas que eram ministradas pela Andréa, infelizmente o curso não pode ser concluido, fato que me obrigou a buscar com meus próprios recursos, por meio de revistas especializadas e contatos com artesãs e li uma entrevista de uma artesã que fez a declaração de que o patchwork é ''prazer''.
A partir de então comprovei a afirmação dela e comecei a me dedicar inteiramente a esta arte fascinante, pois dominar uma máquina de costura não era tão difícil, já que em pequena vi minha mãe com carinho fazer vestidos florais para mim e para minhas irmãs,porém o que me encantava não era a costura e sim as florzinhas.
Envolvida neste universo fantástico que é o patchwork, pude ganhar dinheiro em meu lar e educar e acompanhar o crescimento de minhas filhas, os pedidos começaram a surgir e a propaganda ''boca a boca'' muito me ajudou na divulgação deste meu negócio que é ao mesmo tempo um grande prazer.
Sou grata a todos que me ajudaram nesta trajetória de realização de um sonho, devendo citar em primeiro lugar Deus, depois Andréa, as amigas artesãs e ao SEBRAE que viabilizou encontros com designers e consultores,além de participação em vários eventos, procurando aprimorar e melhorar a qualidade de meus produtos, porém a maior gratidão que tenho é para meus clientes, pois sem eles não estaria agora criando esta página para contatos com eles e com outros pontenciais novos clientes.
Selecionei algumas fotos de produtos criados com bastante inspirações e dedicação e sei que jamais sairão de moda, tais como almofadas,bolsas, paineis, camisetas customizadas,colchas, incluindo ainda dicas, sugestões e parte da história do Patchwork.
Espero que você goste.
Um grande abraço.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Trilho de Mesa




Toalha de Mesa



Panôs


Panô Porta-revistas

Manta para Sofá


Colchas




Camisetas



Bolsas





Bebê

Enfeite Maternidade



Bichos


Lençol de Berço


Saquinhos para Maternidade

Móbile



Aventais




Almofadas




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Acessórios





A história do Patchwork

O patchwork e o quilt remontam à antiguidade, alguns historiadores datam em 4.000 a.C. o surgimento das primeiras peças, outros falam em 3.400 a.C. o aparecimento de evidências da técnica, no Egito antigo. Hoje, o exemplar mais antigo encontra-se no Museu do Cairo, uma peça do vestuário  egípcio datada de 600 a.C.
Muitos anos depois, já na Idade Média, o patchwork se difundiu , principalmente na Inglaterra, Itália, França e na região da atual Alemanha, onde eram usados, predominantemente pela nobreza. Tais peças eram confeccionadas em algodão e lã, mas as peças que se destacavam pela complexidade,  requinte nos bordados e beleza eram as peças de linho e seda. Mais tarde, alguns imigrantes ingleses, que fugiam das perseguições religiosas na Inglaterra, trouxeram a técnica para a América do Norte.
Nesse período, obrigavam-se as mulheres a fazer trabalhos manuais com o intuito de evitar que maus pensamentos entrassem em suas mentes. Elas eram proibidas de sair de casa, podendo apenas ir a igreja ou ás reuniões de quilteiras.Isso levou ao aperfeiçoamento das técnicas,já que o caráter utilitário foi rapidamente sendo substituído pele busca pele beleza e pela expressão artística, tornando assim o patchwork uma arte e não uma mera técnica de costura.
Nos Estados Unidos, a Guerra da Secção, forçou as mulheres americanas a novamente usar a técnica como utilidade, relevando ao segundo plano a arte, tendo em vista a escassez de suprimentos, entre eles tecidos.
Alguns anos depois na Europa, a II Guerra Mundial levou as mulheres, dos países envolvidos no conflito, a lançar mão do patchwork, como fizeram as americanas no século anterior.
 
Entretanto ao término da guerra, muitas mulheres foram obrigadas a lançarem-se no mercado de trabalho, tendo em vista a escassez de mão de obra, a necessidade de reconstrução dos países e a forte exploração comercial do período pós-guerra.
Já nos anos 70, através do movimento hippe, o patchwork ressurgiu com força total. Esse reaparecimento foi impulsionado por novas invenções, novos acessórios, como régua, cortadores especiais e muitos aparatos específicos. A industria têxtil, também deu a sua contribuição, criando novos tecidos, tecidos sintéticos, novos padrões de cores e estampas. Com isso o patchwork invadiu as passarelas de grandes estilistas e os ateliês de designers famosos.
Hoje o patchwork e o quilt são expressões artísticas usadas na moda e na decoração de ambientes, sendo utilizados por artistas, estilistas, designers, decoradores e arquitetos do mundo inteiro.