segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A história do Patchwork

O patchwork e o quilt remontam à antiguidade, alguns historiadores datam em 4.000 a.C. o surgimento das primeiras peças, outros falam em 3.400 a.C. o aparecimento de evidências da técnica, no Egito antigo. Hoje, o exemplar mais antigo encontra-se no Museu do Cairo, uma peça do vestuário  egípcio datada de 600 a.C.
Muitos anos depois, já na Idade Média, o patchwork se difundiu , principalmente na Inglaterra, Itália, França e na região da atual Alemanha, onde eram usados, predominantemente pela nobreza. Tais peças eram confeccionadas em algodão e lã, mas as peças que se destacavam pela complexidade,  requinte nos bordados e beleza eram as peças de linho e seda. Mais tarde, alguns imigrantes ingleses, que fugiam das perseguições religiosas na Inglaterra, trouxeram a técnica para a América do Norte.
Nesse período, obrigavam-se as mulheres a fazer trabalhos manuais com o intuito de evitar que maus pensamentos entrassem em suas mentes. Elas eram proibidas de sair de casa, podendo apenas ir a igreja ou ás reuniões de quilteiras.Isso levou ao aperfeiçoamento das técnicas,já que o caráter utilitário foi rapidamente sendo substituído pele busca pele beleza e pela expressão artística, tornando assim o patchwork uma arte e não uma mera técnica de costura.
Nos Estados Unidos, a Guerra da Secção, forçou as mulheres americanas a novamente usar a técnica como utilidade, relevando ao segundo plano a arte, tendo em vista a escassez de suprimentos, entre eles tecidos.
Alguns anos depois na Europa, a II Guerra Mundial levou as mulheres, dos países envolvidos no conflito, a lançar mão do patchwork, como fizeram as americanas no século anterior.
 
Entretanto ao término da guerra, muitas mulheres foram obrigadas a lançarem-se no mercado de trabalho, tendo em vista a escassez de mão de obra, a necessidade de reconstrução dos países e a forte exploração comercial do período pós-guerra.
Já nos anos 70, através do movimento hippe, o patchwork ressurgiu com força total. Esse reaparecimento foi impulsionado por novas invenções, novos acessórios, como régua, cortadores especiais e muitos aparatos específicos. A industria têxtil, também deu a sua contribuição, criando novos tecidos, tecidos sintéticos, novos padrões de cores e estampas. Com isso o patchwork invadiu as passarelas de grandes estilistas e os ateliês de designers famosos.
Hoje o patchwork e o quilt são expressões artísticas usadas na moda e na decoração de ambientes, sendo utilizados por artistas, estilistas, designers, decoradores e arquitetos do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário